Araçatuba tem 16 pacientes internados por dengue, sendo dois casos graves e um com suspeita de dengue hemorrágica. O município vive uma epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e, nesta terça-feira, 14, o prefeito Lucas Zanatta (PL) decretou estado de emergência em saúde pública.
Até agora, foram registrados 834 casos da infecção, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Na última sexta-feira, 10, eram 587 doentes, o que significa que, em apenas quatro dias, houve o registro de 247 novos diagnósticos positivos.
Dos 16 pacientes internados, dez estão no Hospital Unimed Araçatuba e seis na Santa Casa. O município investiga quatro mortes por dengue. Os materiais das vítimas foram coletados e enviados ao Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.
Além dos 834 casos positivos já confirmados, o município aguarda o resultado de exames de outros 313 pacientes que estão com o sintoma da doença e foram submetidos a testes para a confirmação (ou não) de dengue.
Durante todo o ano de 2024, Araçatuba teve 2.923 moradores com dengue, sendo 1.130 confirmados somente no mês de dezembro, quando teve início a explosão dos casos. O ano passado terminou com duas mortes pela doença.
Até a próxima sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde pretende colocar em funcionamento 24 horas as UBSs do Umuarama II e Morada dos Nobres, para desafogar o atendimento no Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, que tem recebido entre 800 e 900 pacientes por dia.
Leia Mais:
Com 834 casos confirmados, Araçatuba decreta emergência para dengue