Em epidemia de dengue, com 834 casos confirmados da doença em 2025, Araçatuba terá aplicação de inseticida NAV (Nebulização Acoplada a Veículo), popularmente conhecida como fumacê, em duas regiões de abrangência da Unidade Básica de Saúde (USB) do Umuarama.
A ação, que visa exterminar o mosquito Aedes aegypiti na fase adulta, será realizada nos dias 16, 17 e 20 de janeiro, das 19h às 21h.
A nebulização será feita nas áreas atendidas pela UBS Umuarama devido à alta taxa de casos suspeitos e positivos naquelas regiões, onde os agentes de saúde já fizeram a ação de controle de criadouros em um raio de 80 quarteirões.
O inseticida não mata as larvas do Aedes, por isso é importante que a população mantenha a limpeza de suas casas e faça uma vistoria diária para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
O prefeito Lucas Zanatta (PL) decretou estado de emergência em saúde pública, após a explosão de casos de dengue no município.
Uma das ações é a contratação de médicos e equipes de enfermagem para colocar em funcionamento 24 horas as UBSs Morada dos Nobres e Umuarama II, a partir da próxima sexta-feira, 17, para desafogar o Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, que está sobrecarregado.
Precauções durante o fumacê
Tome os seguintes cuidados durante a aplicação do fumacê:
- – Permaneça dentro de casa;
- – Abra as portas, janelas e também o box do banheiro;
- – Levante as colchas das camas;
- – Cubra os alimentos, as frutas e bebedouros de animais;
- – Retire roupas do varal, mesmo molhadas;
- – Não deixe crianças ou animais seguirem a viatura;
- – Em caso de intoxicação, procure o serviço médico mais próximo.