Samar rebate secretário e diz que problema na Pompeu não é em sua rede de esgoto

Empresa afirma que os problemas estão relacionados à drenagem da água da chuva.
Compartilhe

A GS Inima Samar, concessionária de água e esgoto de Araçatuba (SP), rebateu o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, engenheiro Sandro Inácio Botelho Cubas, e afirmou, por meio de nota, que o afundamento na avenida Joaquim Pompeu de Toledo não tem relação direta com sua rede de esgoto.

Cubas afirma suspeitar que o problema na avenida tem relação com a rede antiga de emissário de esgoto existente no local. Ele aguarda a conclusão de um relatório detalhado da obra e, caso suas suposições se confirmem, irá encaminhar à AGRF (Agência Reguladora e Fiscalizadora) Daea, para que a Samar seja notificada.

A Samar, por sua vez, garante que os problemas na Pompeu “não guardam nenhuma relação com a rede de esgotamento sanitário e estão relacionados à drenagem da água da chuva. Nossas redes estão em estado adequado de integridade em todo o trecho”, diz a empresa.

Sobre o recente acidente envolvendo um caminhão que “afundou” no asfalto da via, a concessionária afirma que fez imagens no interior da tubulação, localizada naquela região, com equipamento especial e na presença de um fiscal da Prefeitura. “Foi constatado que nosso emissário está intacto nesse trecho, não sendo encontrado nada que estivesse relacionado com nossa rede”.

Leia a nota enviada à reportagem pela Samar:

“Comunicado da GS Inima SAMAR sobre obras da Av. Pompeu de Toledo

Desde o início das obras da nova Av. Pompeu de Toledo, todas as intervenções realizadas pela GS Inima SAMAR foram feitas estritamente seguindo projetos e diretrizes fornecidos pela Prefeitura e Agência Reguladora, com absoluto cumprimento às normas técnicas e com a participação de empresas de engenharia e consultoria técnica.

Os laudos produzidos por essas empresas concluíram que os problemas posteriores ocorridos na Av. Pompeu de Toledo não guardam nenhuma relação com a rede de esgotamento sanitário e estão relacionados à drenagem da água da chuva. Nossas redes estão em estado adequado de integridade em todo o trecho.

No evento recente, que causou o acidente com um caminhão, a GS Inima SAMAR realizou filmagens no interior da tubulação, localizada na região do acidente, com equipamento especial e na presença de um fiscal da Prefeitura, e foi constatado que nosso emissário está intacto nesse trecho, não sendo encontrado nada que estivesse relacionado com nossa rede.

Toda a documentação sobre as obras realizadas no local foi entregue recentemente à nova administração de Araçatuba e a GS Inima SAMAR, como empresa parceira da Prefeitura, confirma a disposição para participar da solução do problema, mas reforça que os eventos ocorridos na avenida não têm relação direta com suas redes de esgoto.”

Compartilhe