Saúde de Araçatuba incentiva vacinação contra febre amarela

Há doses disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
Compartilhe

O Ministério da Saúde emitiu alerta, nesse domingo, 2 de fevereiro, para o aumento de registros de febre amarela nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. O Estado de São Paulo já registrou 19 casos e cinco mortes causadas pela doença neste ano, após apenas duas ocorrências em 2024.

Ainda que não haja registros de casos de infecção e mortes pela doença em Araçatuba, a cobertura vacinal deve ser de, no mínimo, 95% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. O município está com 73,6%, segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde incentiva a população a levar as crianças para vacinação. Há doses disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. A primeira dose deve ser aos 9 meses e a dose de reforço aos 4 anos.

O Ministério da Saúde já garantiu que enviará 2,8 milhões de doses da vacina para o estado paulista, que concentra o maior número de casos. Em 2025, já foram enviadas, ao todo, 3.201.800 doses para todos os estados.

PÚBLICO

Pessoas que devem verificar a carteira de vacinação:

  • as que planejam viajar para áreas endêmicas, onde há ocorrência de transmissão da febre amarela ou para regiões rurais e de mata;
  • populações ribeirinhas e trabalhadores rurais.

Quem ainda não tomou a vacina ou recebeu a dose fracionada em 2018 deve procurar uma Unidade de Saúde pelo menos dez dias antes da viagem para se imunizar e evitar a exposição ao vírus sem proteção.

Pessoas com 60 anos ou mais devem passar por uma avaliação médica individualizada antes da vacinação, considerando o risco de exposição ao vírus e suas condições de saúde.

Compartilhe