Após os estragos causados pelas chuvas no fim de semana, a Defesa Civil de Araçatuba vistoriou residências na rua Renato Prado, bairro Umuarama. Pelo menos duas casas sofreram avarias provocadas pelos temporais.
O relatório aponta que o volume de água provocou o rompimento parcial de um muro de arrimo que separa as residências atingidas de um terreno, que fica de frente à rua Álvaro da Fonseca.
Duas casas foram invadidas por lama e destroços. As estruturas não foram danificadas. Ninguém ficou ferido. Não será necessária a remoção das famílias.
O laudo aponta que a falta de calçamento adequado na rua Álvaro da Fonseca contribuiu para o escoamento desordenado da água, agravando o problema.
Além disso, foi identificada uma inclinação no muro remanescente, elevando o risco de novos deslizamentos em caso de chuvas intensas, como a ocorrida no último sábado.
Resposta rápida
O diretor da Defesa Civil do município, Eduardo Cardozo, destacou que a equipe se deslocou ao local para avaliar os estragos e encaminhar as providências necessárias.
“A situação exigiu uma resposta rápida, pois os moradores enfrentaram acúmulo de barro e destroços. Já acionamos os órgãos responsáveis para as medidas cabíveis”, afirmou.
Diante da gravidade, a Defesa Civil recomendou uma avaliação urgente por parte da Secretaria de Obras e de Planejamento Urbano e Habitação. O laudo foi entregue às pastas e à Defesa Civil do Estado.