Zanatta inspeciona terminal urbano após ônibus da TUA afundar roda em pátio

O veículo quebrou uma tampa de concreto quando passou sobre ela, dentro do pátio do terminal, afundando uma das rodas.
Roda de ônibus afundou no piso do terminal, em fevereiro deste ano; na foto, Zanatta inspeciona o local ao lado do secretário de Mobilidade - Foto: Divulgação
Compartilhe

O prefeito Lucas Zanatta inspecionou o Terminal Urbano Dr. Nelson Reis Alves, neste sábado (8), após ocorrência envolvendo um coletivo da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba). O veículo quebrou uma tampa de concreto quando passou sobre ela, dentro do pátio do terminal, afundando uma das rodas.

Acompanhado pelos secretários de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, e de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Cubas, Zanatta observou, com preocupação, as condições do terminal.

A obra foi inaugurada em dezembro do ano passado, na administração anterior, sem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e não tem alvará de funcionamento da própria Prefeitura, o que agrava a situação.

O prefeito não escondeu sua indignação: “É inaceitável que um problema como esse (o afundamento da roda na tampa de concreto) surja tão rapidamente após a inauguração”, lamentou.

O problema, conforme o prefeito relatou em vídeo publicado nas redes sociais, ocorreu quando o ônibus passou sobre uma tampa de concreto, que não suportou o peso e quebrou, provocando o afundamento de uma das rodas do veículo.

Durante a inspeção, nesse sábado, Zanatta constatou que outras tampas têm um leve afundamento e há pontos de esfarelamento do concreto próximo a elas.

“A população merece um transporte público de qualidade e infraestrutura adequada. Precisamos garantir que as obras entregues estejam à altura das expectativas e necessidades da cidade.”

Empresa notificada

Zanatta enfatizou a importância de uma resposta rápida e eficaz para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro, destacando o compromisso da administração em assegurar a segurança e o bem-estar dos usuários do transporte público.

Neste sábado, um dos fiscais responsáveis pela obra comunicou, de maneira informal, a empresa responsável pela construção do terminal, considerando que a obra ainda está sob garantia.

Na segunda-feira (10), será feita uma notificação oficial. A empresa é a DWJ Engenharia, a mesma que venceu a licitação para fazer a obra de revitalização do Centro Cultural Ferroviário, em julho de 2023, e abandonou os trabalhos meses depois, sob alegação de erro no projeto da Prefeitura.

Compartilhe