Fake News: Vídeos de “chuva de peixes” no RS são falsos

Vídeos sobre uma suposta “chuva de peixes” em Santa Maria, RS, são falsos e usam imagens antigas de outros países.
Compartilhe

Nos últimos dias, vídeos disseminados nas redes sociais alegam que uma “chuva de peixes” teria ocorrido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas e enchentes que atingiram a região. As imagens mostram centenas de peixes em calçadas e estradas alagadas, acompanhadas de um áudio que diz: “diversos peixes caindo do céu no meio dessa chuva” e “uma chuva de peixes inexplicável ocorreu em Santa Maria deixando a cidade em choque”.

No entanto, uma pesquisa reversa de imagens revelou que essas versões circulam nas redes sociais desde 2015. Uma das imagens usadas no vídeo, que mostra uma longa avenida cheia de peixes, foi originalmente publicada pela revista Time em 20 de março de 2015, referente a um acidente na província chinesa de Guizhou, onde a porta traseira de um caminhão se abriu e despejou 6,8 mil quilos de peixes vivos pela estrada. A mesma foto foi usada em 2021 para divulgar uma falsa “chuva de peixes” em Honduras.

Outro vídeo mostra peixes pulando na rua ao redor de um caminhão azul e de motocicletas. A busca reversa dessa imagem revelou vídeos idênticos publicados no YouTube em 2017, indicando que se tratava de um acidente com um caminhão na Índia. Um vídeo similar foi publicado em 2013. Em 2019, a plataforma de checagens Alt News identificou a placa de um dos veículos no vídeo como pertencente ao estado indiano de Jharkhand.

Além dessas, outras imagens antigas foram usadas na publicação, como um vídeo de peixes nadando próximo a um carro branco, disponível em redes sociais desde 2016. Outro vídeo mostra um carro e um caminhão em uma estrada repleta de peixes, que circula em sites chineses desde 2023.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), confirmou que a notícia é falsa. Ele destacou que não existe qualquer registro de uma “chuva de peixes” no município.

Em decorrência do aumento do nível do rio Guaíba, alguns veículos de comunicação registraram a presença de peixes mortos em áreas urbanas, mas em quantidade e situação muito diferentes daquelas mostradas nos vídeos falsos.

As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul desde o fim de abril resultaram em 151 mortes e 104 desaparecidos. Conforme o relatório da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (16), mais de 615 mil pessoas estão fora de casa, sendo que 538,1 mil estão desalojadas e 79,4 mil foram acolhidas em abrigos. O evento climático afetou 458 dos 497 municípios gaúchos, com uma população impactada de 2,2 milhões de pessoas.

Compartilhe