Setembro foi mais seco em Araçatuba; chuva que é bom, nada

Compartilhe

O mês de setembro foi mais seco do que o normal em Araçatuba (SP). Dados do Instituto Climatempo apontam que choveu apenas 4 mm no município, cuja média normal para o período é de 63 mm. A seca acentuada gerou uma crise hídrica, com risco de desabastecimento de água, e constantes ocorrências de queimadas na região.

Para piorar, as altas temperaturas elevam o consumo de água. De outro lado, a estiagem prolongada, sem chuvas significativas há mais de 40 dias, não permite a reposição do leito do Baguaçu, responsável por abastecer 50% da população araçatubense e cuja água é captada pela ETA Baguaçu, que distribui para 76 bairros e 29 condomínios.

Nesse domingo (29), a Zona Leste da cidade ficou horas sem água na torneira. Isso porque, para evitar o desabastecimento, a GS Inima Samar está bombeando a água com menos pressão e, dependendo da localização da casa, a água não chega devido à extensão da rede.

Para Araçatuba, não há previsão de chuva para os primeiros dias de outubro. Para a quinta-feira, 3 de outubro, há a possiibilidade de garoa à noite, mas o volume deve ser de apenas 0,04 mm, ou esja, insignificante para uma cidade que vem enfrentando seca há meses.

No dia 9 de outubro, segundo o Climatempo, há 43% de chance de chover 5,7 mm, volume ainda muito baixo para minimizar os impactos da estiagem prolongada. Somente no dia 10, a previsão aponta para um pouco mais de chuva, com 15 mm.

De outro lado, as altas temperaturas vão predominar nos próximos dias, durante aquela que é considera a oitava onda de calor no Brasil. Os termômetros devem marcar mínimas entre 19ºC e 26ºC e máximas entre os 37ºC e 41ºC.

Desde maio, Araçatuba vem registrando índice de chuva abaixo da média para o mês. Os dados, divulgados pelo Climatempo, são combinados de estações meteorológicas e satélite do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Compartilhe