Luto no esporte: Maguila falece aos 66 anos

Compartilhe

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, ex-campeão mundial e um dos maiores nomes do boxe brasileiro, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila. O ex-pugilista lutava há anos contra o Mal de Alzheimer e vinha enfrentando complicações de saúde, estando sob cuidados médicos contínuos.

O ex-boxeador, que morava no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu (SP), teve uma piora no quadro de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), condição comum em atletas que sofreram repetidos traumas na cabeça, e foi transferido para o Hospital das Clínicas.

Lenda do boxe brasileiro

Maguila foi um dos principais representantes do Brasil nos pesos-pesados nas décadas de 1980 e 1990. Com uma carreira marcada por lutas históricas, ele acumulou 85 vitórias, 7 derrotas e 1 empate, com 61 nocautes. Dentre seus adversários mais célebres estiveram os campeões Evander Holyfield e George Foreman, que marcaram momentos importantes de sua trajetória internacional.

O ponto mais alto da carreira de Maguila foi a conquista do título mundial dos pesos-pesados pela WBF (Federação Mundial de Boxe), em 1995, ao derrotar o norte-americano Kevin Porter. Além disso, ele foi campeão latino-americano e sul-americano, consolidando seu nome como uma referência no esporte no Brasil.

Demência pugilística

Após a aposentadoria, Maguila se envolveu em diversos projetos sociais e criou o Instituto Maguila, com foco no apoio a jovens em situação de vulnerabilidade por meio do esporte.

O ex-pugilista enfrentou problemas de saúde decorrentes da encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença degenerativa comum entre boxeadores, também conhecida como demência pugilística.

Maguila passou os últimos anos de sua vida em tratamento e cuidados intensivos, com o apoio da esposa, Irani Pinheiro, e do Instituto Maguila, que foi criado para aumentar a conscientização sobre doenças neurológicas.

O velório e o sepultamento serão realizados em São Paulo, com detalhes ainda a serem divulgados pela família. Maguila deixa sua esposa, Irani Pinheiro, e três filhos, Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior e um legado como um dos maiores nomes do esporte brasileiro.

Compartilhe