A equipe de transição do prefeito eleito de Araçatuba, vereador Lucas Zanatta (PL), encaminhou, nesta quarta-feira (6), novos pedidos de informação à atual administração. O grupo pediu dados a respeito dos contratos da saúde, incluindo Atenção Básica, Caps (Centro Atenção Psicossocial) e urgência e mergência, e também da TUA (Transportes Urbanos de Araçatuba).
Ao todo, foram protocolados quatro ofícios ao grupo que representa a administração municipal na transição. O objetivo, segundo o coordenador da equipe de Zanatta, o advogado Arthur Bezerra de Souza Júnior, é obter informações de várias secretarias, visando a revisião e avaliação de contratos, projetos, inventários e relatórios.
“Isso é para assegurar que decisões estratégicas estejam alinhadas com os planos de longo prazo para o desenvolvimento do município”, justificou.
O grupo solicita o relatório do registro contábil e financeiro, da conciliação de todas as contas bancárias, inclusive aplicações financeiras, incluindo as contas de saldo zero; relação de todos os precatórios e convênios; relação dos processos de despesas de exercícios anteriores ainda não quitados; demonstrativos de restos a pagar; relatório das disponibilidades financeiras; inventário patrimonial; relação de todos os contratos de locação de móveis e imóveis; cópias do contrato para a construção da nova rodoviária e do contrato da TUA.
Em um dos documentos, é pedido às secretarias municipais que enviem, de maneira detalhada, o portfólio completo dos projetos que estão em andamento, bem como daqueles que foram elaborados, mas ainda não foram implementados.
Em relação à Secretaria de Saúde, são solicitados contratos de gestão (Atenção Básica, Caps e urgência e emergência), todos os apontamentos feitos pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) e respectivas respostas da pasta, todos os relatórios de acompanhamento dos contratos de gestão e glosas.
O grupo também sugere que a atual administração suspenda temporiamente a comercialização de imóveis até a posse de Zanatta.
De acordo com o coordenador Arthur Júnior, todos os ofícios enviados para obter informações detalhadas sobre contratos e relatórios em andamento são procedimentos normais.
“Estas ações têm como objetivo assegurar uma compreensão completa da atual conjuntura, essencial para que o próximo governo tenha condições de dar continuidade nos trabalhos com responsabilidade e eficiência. A transição é um momento de cooperação e transparência, e esses dados permitem avaliar os desafios e avanços realizados, garantindo que os interesses da população sejam preservados durante a passagem da gestão”, afirmou.