Birigui recebe Prêmio Luiza Matida por excelência na prevenção de Sífilis e HIV

Compartilhe

O município de Birigui foi destaque em âmbito estadual pelos avanços notáveis na redução de casos e na prevenção da transmissão vertical de sífilis congênita, em 2023, e eliminação da transmissão vertical de HIV, em 2022. Esse esforço rendeu à cidade o Prêmio Luiza Matida, recebido na última terça-feira (12), em São Paulo, durante a cerimônia que integrou a 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita e a 1ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Transmissão Vertical do HTLV, realizada no Espaço Hakka. Representando o Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) de Birigui, as enfermeiras Layane Nayara Requenha de Souza e Maria Helena Martins Yazawa receberam a premiação em nome do município.

Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, Birigui foi um dos 200 premiados e esteve entre os 13 municípios com mais de 100 mil habitantes a conquistar a dupla certificação para HIV e Sífilis. Para a Secretária Municipal de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, a premiação reforça o compromisso contínuo do município em promover uma saúde pública preventiva e de qualidade, alcançando metas exigentes e promovendo assistência de qualidade às gestantes e parceiros nas Unidades de Saúde, SAE-CTA e manejo assistencial adequado na maternidade da Santa Casa.

“Receber esse prêmio demonstra mais uma vez que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério e coletivo, onde cada profissional da nossa rede se dedica a um acompanhamento humanizado e eficiente, especialmente durante o pré-natal, no qual atuamos com foco em prevenção e diagnóstico precoce para proteger a saúde de mães e bebês. Ficamos imensamente orgulhosos de ver nosso trabalho gerando resultados tão positivos.”

A enfermeira Layane destaca a importância da prevenção: “A Sífilis Congênita é transmitida da mãe para o bebê quando a mãe não é tratada adequadamente, ocorrendo por transmissão vertical. Por isso, é essencial que o teste para sífilis seja feito no pré-natal e, se positivo, que a mulher e seu parceiro sejam tratados corretamente para evitar a transmissão. O acompanhamento no pré-natal, a ampliação dos testes e a garantia do tratamento são fundamentais para reduzir as taxas de infecção e proteger nossa comunidade”, afirma Layane.

Com uma rede de saúde bem estruturada e atenta às necessidades da população, Birigui oferece testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de distribuir preservativos e fornecer orientações a população. Esses serviços asseguram que todos tenham acesso a um atendimento preventivo, sigiloso e gratuito. “Esse prêmio nos incentiva a ampliar cada vez mais o alcance dos serviços e informações de saúde para todos. Birigui seguirá empenhada na prevenção e no combate às ISTs, com atendimento humano e eficaz”, finaliza Cássia.

Compartilhe