O empresário Chaim Zaher adquiriu os 60% do SBT Interior, filial do SBT em Araçatuba (SP), que pertenciam ao Grupo Destro. A aquisição representa uma volta às origens, já que Zaher foi um dos fundadores da emissora, no início da década de 1990, ao lado dos políticos Jorge Maluly Netto e João Rezek (in memorian) e de Antônio Barreto dos Santos.
Zaher assina o contrato de compra e venda na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, data em que Araçatuba completa 116 anos de fundação. Depois, a transação vai para a análise do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que precisa autorizar a aquisição pelo Grupo Thathi de Comunicação, pertencente a Zaher.
O empresário só deverá assumir a gestão da emissora em janeiro, conforme informou em entrevista ao radialista Marco Serelepe, do programa Jornal de Verdade, da Rádio Cultura FM 95,5. Até lá, será realizada a transição da administração entre os dois grupos, Destro e Thathi.
O SBT Interior tem transmissão a partir de Araçatuba e filiais em São José do Rio Preto (SP) e Presidente Prudente (SP), abrangendo um raio de 250 municípios paulistas.
O Grupo Thathi de Comunicação possui outras emissoras de televisão: TV Thathi Baixada Santista (Band); TV Thathi Vale/Litoral (SBT); e TV Thathi Campinas (Record).
Também integra o grupo a rede de rádios Nova Brasil FM, TV Thathi Ribeirão (emissora independente), Difusora FM 97.1 e Rádio 79 590 AM, ambas de Ribeirão (SP), e do portal de notícias Th+.
História
A outorga do SBT Interior foi concedida pelo então presidente da República do Brasil José Sarney, no ano de 1988, conseguida pelo então deputado federal Jorge Maluly Netto. Uniram-se a ele Chaim Zaher, João Rezek e Antônio Barreto dos Santos, para a criação da antiga TVI.
Posteriormente, Zaher, que também é empresário na área da Educação, vendeu a sua parte para o Grupo Silvio Santos, que passou a dividir a propriedade da empresa de comunicação com Mauly Netto.
Em 2010, o Grupo Destro, do Estado do Paraná, adquiriu de Maluly Netto 60% da emissora, agora com o nome de SBT Interior.
Agora, em 2024, Zaher adquire os 60% do Grupo Destro. Os outros 40% da empresa permanecem com o Grupo Silvio Santos.