Mostra apresenta o impacto da arte na reabilitação e no envelhecimento saudável

Exposição segue até o dia 6 de dezembro, no saguão das artes Mildred Lourdes Pacitti, na Biblioteca Municipal, em Araçatuba.
Compartilhe

O Ateliê Interativo 50+, idealizado pela arquiteta e arte reabilitadora Rita Brandão, promoverá entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, no Saguão das artes Mildred Lourdes Pacitti, na Biblioteca Municipal, em Araçatuba, a exposição “Memórias e Materialidades”.  A mostra reunirá vários trabalhos artísticos de alunas com idade entre 50 e 99 anos.

Foto: Divulgação

Este é o segundo ano que o ateliê de Rita Brandão organiza uma exposição.  Ano passado, a mostra recebeu o título de “Antes Arte do que Tarde”. Desta vez, “Memórias e Materialidades” tem como proposta aproximar arte e saúde.

O evento expõe trabalhos de alunos que participam do projeto de arte reabilitação – atividade que explora o uso das práticas artísticas como ferramenta de cuidado e reabilitação, promovendo habilidades cognitivas e emocionais fundamentais para o bem-estar do idoso, muitas vezes comprometido física e/ou mentalmente.

O Ateliê Interativo 50+ propõe a arte como caminho para o exercício e a ativação de habilidades como memória, atenção, linguagem, funções executivas e percepção visuoconstrutiva e visuoespacial, aspectos essenciais para um envelhecimento saudável.

Benefícios físicos, neurológicos e emocionais

Esta abordagem promove um entendimento ampliado de saúde, que considera os benefícios físicos, neurológicos e emocionais do processo criativo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Além disso, a exposição reforça a importância da inclusão, afirmando que cada indivíduo merece cuidado e o direito de se expressar criativamente, mesmo com limitações físicas ou emocionais.

Rita Brandão busca evidenciar que a criação artística é um caminho acessível a todos, promovendo autoestima, expressão emocional e senso de pertencimento.

Durante a exposição, o público terá acesso a palestras de profissionais da saúde, discutindo temas importantes para o envelhecimento saudável.

Entre os convidados, a fonoaudióloga Tamiris Alves Araujo de Lima, da Audvita, abordará a relevância do uso de aparelhos auditivos para evitar diagnósticos incorretos, como a confusão entre surdez e demência.

Também estarão presentes o geriatra Luis Fernando Salvariego e o educador físico Ivo Pedon.

O evento é uma oportunidade única para explorar a arte como elemento de transformação e recuperação, evidenciando o poder do fazer artístico na promoção de uma vida mais plena e saudável.

Serviço

Exposição “Memórias e Materialidades”

Data de Abertura: 26/11/2024 das 17h30 às 20h30

Período de Visitação: até 6/12/2024

Local: Saguão das artes Mildred Lourdes Pacitti, Biblioteca Municipal

Horário: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Compartilhe