O prefeito eleito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), anuncia os primeiros nomes de seu secretariado na próxima sexta-feira (6). Alguns dos cotados para integrar o governo já fazem parte de sua equipe de transição; há outros que já integraram outras administrações e, ainda, novatos, que vão participar pela primeira vez de um governo municipal.
A informação é que o anúncio dos nomes não será feito de uma só vez. Ou seja, nesta sexta-feira deverão ser conhecidos somente alguns dos que irão integrar a próxima gestão, que tem início em 1º de janeiro de 2025 e segue até 31 de dezembro de 2028.
Saúde
Dentre os nomes que devem ser anunciados nesta sexta-feira estão o do médico Daniel Ferreira, que deverá ocupar a Secretaria Municipal de Saúde. Tio de Zanatta, Ferreira ajudou na elaboração de seu plano de governo para a saúde e exerceu cargo de diretor de Atenção Básica no período de 2009 a 2014, durante a gestão do então prefeito Cido Sério (PV).
Ferreira também já foi vereador e vice-prefeito de Birigui (SP), juntamente com o então prefeito José Roberto dos Santos (in memorian), de 1997 a 2000.
Assuntos Jurídicos
Outro nome que deverá ser anunciado é o do advogado Arthur dos Santos Bezerra Júnior. Ele atuou na campanha de Zanatta e faz parte de sua equipe de transição. É professor universitário, ex-procurador jurídico do muncípio de Alto Alegre (SP) e ex-secretário de Governo de Penápolis (SP).
Zanatta não confirmou nenhum nome, ainda, mas adiantou que tanto Ferreira quanto Júnior são cotados para assumir as pastas de Saúde e de Assuntos Jurídicos, respectivamente.
Governo
Há, ainda, outros cotados, como o jornalista Marcelo Teixeira, que admitiu participar da equipe de transição do prefeito eleito e deverá ser indicado para a Secretaria Municipal de Governo. Ele, inclusive, já se reuniu com o atual secretário, Arnaldo dos Santos Vieira Filho.
Marcelo Teixeira tem um programa jornalístico na Rádio Jovem Pan de Araçatuba, exerce atividades de assessoria de imprensa e foi secretário de Comunicação no governo de Cido Sério.
Obras
O engenheiro Constantino Vourlis, que foi secretário municipal de Obras e Serviços Públicos do atual prefeito, Dilador Borges (PSDB), deve voltar à pasta a partir do ano que vem.
Desenvolvimento Econômico
Já para a pasta de Desenvolvimento Econômico há dois nomes cotados, o do presidente do Partido Liberal de Araçatuba, César Rezek, e o do empresário Alencar José Colombo Sader.
Planejamento
A Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação poderá ser ocupada pelo engenheiro Sandro Cubas, que já exerceu o cargo de secretário de Obras no governo do então prefeito Cido Sério.
Cultura
Para a Cultura, a cotada é a advogada Vanessa Manarelli, servidora de carreira da secretaria. Foi responsável pela gestão do balé municipal de Araçatuba e também pelos editais de projetos da Lei Paulo Gustavo.
Esportes
No Esportes, o cotado é Mauro Yamanoi, que possui formação em marketing e pós em educação física, além de ser atleta de jiu-jitsu e desenvolver projeto social em Araçatuba na área do esporte.
Foi assessor parlamentar do vereador eleito Carlinhos do Terceiro.