A um dia da escolha do vereador que irá presidir a Câmara Municipal de Araçatuba no biênio 2025-2026 e administrar um orçamento de R$ 37 milhões, as articulações entre os parlamentares eleitos em outubro se intensificam na busca por votos para viabilizar este ou aquele nome.
No páreo, estão Edna Flor (Podemos), que se despede de seu cargo de vice para exercer o seu quarto mandato como vereadora; o advogado Luís Boatto (Solidariedade), um dos poucos reeleitos com o aval das urnas, em 2024; e o estreante Fernando Fabris (PL), que tem a simpatia do prefeito eleito Lucas Zanatta, do mesmo partido.
O sindicalista Denilson Pichitelli (Republicanos), que volta à Câmara após um hiato de quatro anos, e o veterano Gilberto Batata Mantovani (PSD), que também pleiteavam a presidência, desistiram após a resistência em torno de seus nomes.
Nos bastidores, a informação é que Edna Flor estaria na frente, com seis votos consolidados de Arlindo Araújo (Solidariedade), Carlinhos do Terceiro (Republicanos), Hideto Honda (PSD), Ícaro Morales (Cidadania), Rodrigo Atayde (PRTB) e o dela próprio.
Boatto, por sua vez, teria o apoio de Denilson Pichitelli, Gilberto Batata Mantovani, João Moreira (PP), Luciano Perdigão (PSD), obtendo, portanto, cinco votos, contando com o dele.
Fabris segue com os dois colegas de partido, João Pedro Pugina e Sol do Autismo, além de Damião Brito (Rede).
Caixinha de Surpresas
Apesar do cenário atual, tudo pode mudar até a hora da votação, a depender das articulações, haja vista o que ocorreu em 2022, quando Nelsinho Bombeiro (PSD) era tido como eleito e acabou sendo derrotado por Cristina Munhoz (União Brasil), que nem candidata era.
A eleição da Mesa Diretora irá começar após a sessão solene de posse do prefeito eleito, Lucas Zanatta (PL), da vice, Maria Ionice Zucon (PL), e dos 15 vereadores.
Como a sessão será realizada em dia ímpar, em 1º de janeiro, a votação é realizada em ordem alfabética inversa, ou seja, o primeiro a votar será o vereador Valdemar Damião Brito (Rede), mais conhecido como Damião Brito, e assim, sucessivamente.