O prefeito eleito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), a vice, Maria Ionice Zucon (PL) e os 15 vereadores eleitos que irão compor o Legislativo araçatubense na próxima legislatura (2025-2028) tomam posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro, em sessão solene que será realizada a partir das 10h, na Câmara Municipal.
No plenário, cada eleito poderá entrar com um acompanhante. Serão colocadas 40 cadeiras no espaço destinado aos vereadores e a autoridades que compareçam à posse, sendo que apenas uma delas poderá discursar, em nome das demais.
Para o público, haverá 150 cadeiras disponíveis dentro da Câmara, nas galerias, e outras 150 do lado de fora, onde serão instalados um painel de LED, para transmissão ao vivo da sessão, e uma grande tenda para proteger o público do sol. Por esta razão, a rua General Glicério será interditada pela manhã e assim irá permanecer até o término da sessão.
Rito da cerimônia
Quem presidirá a sessão é o vereador João Pedro Pugina, por ter sido o mais votado nas eleições de 2024. Fabris, o segundo mais votado, será o secretário da Mesa.
Na sequência, a Legislatura 2025-2028 é instalada e os eleitos assinam o livro de posse, momento mais solene da sessão. Primeiro, são empossados os vereadores; depois, o prefeito e a vice.
Eleição da Mesa Diretora
Dada a posse aos eleitos, será iniciada um nova sessão, para a eleição da Mesa Diretora da Câmara.
Como a sessão será realizada em dia ímpar, em 1º de janeiro, a votação é realizada em ordem alfabética inversa, ou seja, o primeiro a votar será o vereador Valdemar Damião Brito (Rede) e o último, Arlindo Araújo (Solidariedade)