O prefeito eleito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), recebe as chaves da Prefeitura Municipal das mãos de Dilador Borges (PSDB), no início da tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, para o mandato que vai de 2025-2028. O evento, simbólico, ocorre na escadaria do Paço Municipal, na rua Coelho Neto, logo após a sessão solene de posse, que será realizada na Câmara Municipal, a partir das 10h.
Após receber as chaves, Zanatta segue para o gabinete que irá ocupar nos próximos quatro anos e, depois, se reúne com os 14 secretários municipais que irão compor seu Governo, no Salão Azul da Prefeitura. Familiares, apoiadores, servidores e ocupantes de cargos do segundo e terceiro escalões também devem estar presentes.
Zanatta foi eleito com 36.005 votos nas eleições de outubro de 2024, ao lado da então candidata a vice, Maria Ionice Zucon (PL). Popularmente chamada de Nice, a vice-prefeita também vai participar da entrega das chaves da Prefeitura nesta quarta.
Antes de se dirigir ao Paço, Zanatta e Nice estarão na sessão solene de posse, que será presidida pelo vereador mais votado, João Pedro Pugina (PL).
O prefeito eleito e a vice terão cinco minutos para o discurso de posse, mesmo tempo destinado aos vereadores. No entanto, em caso de haver mais de um parlamentar por partido, é a sigla quem irá definir quem será o orador.
Interdição da General Glicério
No plenário, cada eleito poderá entrar com um acompanhante. Serão colocadas 40 cadeiras no espaço destinado aos vereadores e a autoridades que compareçam à posse, sendo que apenas uma delas poderá discursar, em nome das demais.
Para o público, haverá 150 cadeiras disponíveis dentro da Câmara, nas galerias, e outras 150 do lado de fora, onde será colocado um telão e uma grande tenda para proteger o público do sol. Por esta razão, a rua General Glicério será interditada pela manhã e assim irá permanecer até o término da sessão.
Dada a posse aos eleitos, será iniciada um nova sessão, para a eleição da Mesa Diretora da Câmara.