Com oito votos, a vereadora Edna Flor (Podemos) foi eleita presidente da Câmara Municipal de Araçatuba para o biênio 2025-2026, durante sessão especial realizada nesta quarta-feira, 1º de janeiro, após cerimônia de posse dos eleitos em outubro de 2024.
A parlamentar foi eleita com os votos dos vereadores Rodrigo Atayde (PRTB), Hideto Honda (PSD), Ícaro Morales (Cidadania), Gilberto Batata Mantovani (PSD), Denilson Pichitelli (Republicanos), Carlinhos do Terceiro (Republicanos) e Arlindo Araújo (Solidariedade), além do dela mesma.
Aos 68 anos de idade, Edna Flor inicia o seu quarto mandado como vereadora e o segundo como presidente da Casa. Ela, aliás, foi a primeira mulher a presidir o Legislativo araçatubense, no biênio 2009-2010.
A parlamentar foi eleita pela primeira vez para uma cadeira na Câmara local em 2000, exercendo o mandato de 2001 a 2004; o segundo, de 2009 a 2012; e o terceiro, de 2013 a 2016.
Em 2016, Edna Flor foi eleita vice-prefeita ao lado de Dilador Borges (PSDB), para o mandato de 2017-2020. A dupla foi reeleita e ficou à frente da Prefeitura de 2021 a 2024.
Nascida em Barbosa (SP) em oito de março de 1956, Edna é advogada e, junto com o irmão Donizete Flor (in memorian), idealizou o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Araçatuba, em 1984. Ela também é uma das fundadoras da Acrepom (Associação dos Catadores e Recicladores de Papel), em 1996.
Fernando Fabris é eleito vice-presidente
O vereador Fernando Fabris (PL), que também concorria à presidência, cargo para o qual recebeu seis votos, acabou eleito vice-presidente da Mesa Diretora, com um total de 12 votos.
A eleição da Mesa Diretora é feita por meio de votações separadas, ou seja, os vereadores são chamados nominalmente para a escolha de cada um dos quatro cargos, separadamente.
Fabris começou na liderança dos votos, mas ao perceber que havia a possibilidade de ele vencer, Pichitelli e Batata decidiram votar em Edna Flor, e não em Luís Boatto (Solidariedade), outro concorrente à Mesa, mas que acabou ficando apenas com o próprio voto.
Os demais cargos serão ocupados por Ícaro Morales (primeiro secretário) e João Pedro Pugina (segundo secretário).