A Câmara Municipal de Araçatuba (SP) deverá abrir um concurso público, ainda este ano, para o preenchimento de quatro vagas em três cargos diferentes, sendo um procurador legislativo, dois assistentes legislativos e um analista técnico em informática.
A informação é da presidente da Casa, vereadora Edna Flor (Podemos), em entrevista ao Programa Fala Tudo, da Band FM 96,9. Ainda não há previsão de data para a realização do certame, mas a decisão de realizá-lo foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara.
A Mesa é formada pelos vereadores Edna Flor (presidente); Fernando Fabris (PL), Ícaro Morales (Cidadania) e João Pedro Pugina (PL).
A justificativa para a realização de um novo concurso (o último foi realizado em 2013) é a iminência da aposentadoria de alguns servidores – pelo menos três já têm todos os requisitos para isso. Um dos procuradores legislativos, inclusive, já requereu o benefício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
No ano passado, a Câmara chegou a nomear uma comissão de servidores para o planejamento de um concurso para oito vagas, sendo um procurador legislativo, seis assistentes legislativos e um analista técnico em informática.
No entanto, segundo a presidente Edna Flor, este concurso que ficou em aberto será arquivado, porque previa um número maior do que a necessidade da Câmara.
O próximo passo, segundo ela, será fazer um termo de referência e estudo prévio previstos pela legislação. Depois, haverá a contratação de uma banca organizadora.
“Vamos procurar uma empresa que seja de notória capacidade e seriedade, porque todo órgão público é muito visado”, afirmou a vereadora.
Caberá à banca organizadora a elaboração do edital, recebimento de inscrições, aplicação e correção das provas, e divulgação dos resultados.
Ainda não há um prazo definido para isso, portanto, ainda não há data para o lançamento do edital e abertura da inscrições.