O prefeito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), esteve na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, no início da noite desta segunda-feira, 3, para entregar em mãos o seu plano de governo à Mesa Diretora da Casa. Ele também fez uso da Tribuna Livre e voltou a falar em desafio na saúde pública.
Por causa da presença do prefeito, a sessão foi transformada em informal. Dezenas de servidores da Prefeitura, além de secretários, prestigiaram a participação do chefe do Executivo, logo no início da sessão, pouco após às 19h.
Zanatta disse “quase ter ido no automático” até a Câmara, numa referência aos seus dois mandatos como vereador, e afirmou que quis ir pessoalmente ao Legislativo para “começar prestando contas”.
A remessa de mensagem e do plano de governo na abertura da sessão legislativa está prevista na Lei Orgânica do Município (Art. 62, Inciso XV).
O prefeito iniciou o discurso dizendo que nesta segunda-feira inicia-se o primeiro mandato de uma “Câmara livre”. “Tenho dificuldade em falar em bancada, porque temos uma Câmara livre. Vamos ter bons debates. Esta Câmara marcará a história com bons debates democráticos e livres”, afirmou.
O prefeito prometeu aos vereadores que não mandará à Câmara nada por urgência que não seja por urgência, de fato, porque quer que suas propostas sejam debatidas no Legislativo.
Desafios com a saúde
Zanatta disse, ainda, que está muito preocupado com a situação complexa da saúde de Araçatuba e admitiu ter muitos desafios pela frente.
“Uma pesquisa mostrou que 83% da população está preocupada com a saúde da cidade. Temos buscado e vamos apresentar um plano de mudança que seja realmente estrutural. A cidade precisa ser curada. Araçatuba vai ter uma qualidade de vida diferenciada e vai virar uma referência”, discursou.
Pompeu
O prefeito citou ainda os problemas na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, inaugurada em julho de 2023. “Nós temos uma avenida que insiste em afundar e faz pouco tempo que foi inaugurada”, disse, ao afirmar que o problema será reparado.
Zanatta disse, ainda, que é importante que os vereadores participem e questionem os problemas da cidade. “Estamos num processo de levantamento de todas as situações, tem muita coisa boa para acontecer”, prometeu.
Servidores
Aos vereadores, Zanatta disse que o secretariado escolhido por ele teve autonomia para escolher a própria equipe, mas com a recomendação de privilegiar os servidores efetivos em cargos comissionados.
“Estou sentindo na pela o empenho, o ânimo, a produtividade e a eficiência de ter esses servidores ocupando cargos de confiança porque são técnicos”, afirmou.
Ele citou também a nomeação de engenheiros para a AGRF (Agência Reguladora e Fiscalizadora) Daea. “São técnicos e têm que agir com independência”, citou, em uma referência ao papel fiscalizador da agência em relação aos serviços de água e esgoto prestados pela concessionária GS Inima Samar.
Por fim, Zanatta agradeceu a presença dos servidores da Prefeitura que, segundo ele, foram por conta própria prestigiar sua ida ao Legislativo.
Ele também lembrou que foi vereador e manifestou a vontade de voltar à Câmara outras vezes durante seu mandato como prefeito. “Araçatuba viverá um novo momento”, prometeu.