“Memórias de Araçatuba” reúne histórias, personagens e causos da cidade

Livro é de autoria do advogado e ex-vereador Alceu Batista de Almeida Júnior e será lançado nesta quinta-feira, 10, na Biblioteca Municipal.
Capa do livro é uma homenagem à antiga Catedral de Araçatuba
Compartilhe

O passado de Araçatuba volta ao presente no livro “Memórias de Araçatuba”, que será lançado nesta quinta-feira, 10, às 19h30, na Biblioteca Municipal Dr. Rubens do Amaral. O autor é o advogado, ex-vereador e agora escritor Alceu Batista de Almeida Júnior, que é um apaixonado pela história da cidade.

Dr. Alceu, como é mais conhecido, é um verdadeiro colecionador de causos, histórias e personagens que nasceram ou que passaram por Araçatuba. Coleciona livros, fotos e, acima de tudo, guarda, em sua memória, um acervo infindável de dados sobre a cidade.

E a sua paixão pela memória araçatubense se intensificou em 2020, quando o advogado Pedro Chagas e sua esposa, a arquiteta Aline Chagas, decidiram criar o grupo “Memórias de Araçatuba” no Facebook. A intenção era reunir informações para um trabalho que Aline fazia à época, a respeito da história do município.

Dr. Alceu ficou fascinado pela iniciativa e, rapidamente, se transformou no principal colaborador do grupo, que hoje tem mais de 50 mil membros espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Estas histórias, causos, personagens e fatos curiosos estão reunidos, agora, em “Memórias de Araçatuba”, livro de 197 páginas que será vendido a R$ 50,00.

Nele, o leitor irá saborear histórias como a do leão Yuri, que foi criado na casa do advogado Flávio Leite Ribeiro (que dá nome ao antigo zoológico municipal). Conforme foi crescendo, o animal pulava o muro e perambulava pela rua Duque de Caxias. Até que não deu mais para manter o leão em casa e ele foi levado para uma chácara adquirida por Ribeiro.

Mais tarde, o então prefeito Sylvio Venturolli, conforme conta o Dr. Alceu, desapropriou uma área para abrigar o zoológico municipal, para onde Yuri e outros animais foram levados. Aliás, o urro de Yuri podia ser ouvido a quilômetros de distância, relata o escritor em seu livro.

A obra traz, ainda, dados curiosos, como a informação de que, na década de 1940, Araçatuba possuía a maior frota de aviões particulares do Brasil.

Personagens

A publicação também traz personagens como o Monsenhor Víctor Ribeiro Mazzei, Maestro Zico Seabra, o cantor Mário Eugênio, o advogado Luiz Ortiz, o italiano Luís Mitidiero, os professores Lauro Bittencourt e Judith Machareth, o empresário José Geraldi, o ex-vereador Ferreirinha, entre tantos outros.

O livro traz, ainda, muitas fotos de lugares e pessoas, além de explicar a origem do nome de algumas ruas e bairros, como é o caso do Jardim Dona Amélia, que assim foi denominado em homenagem à benemérita Amélia Izar Abujanra, fundadora da Fundação Araçatubense de Promoção Social.

Capa e lista

A capa da obra nos mostra como era a antiga catedral de Araçatuba, localizada na Praça Rui Barbosa e que foi demolida, dando lugar à atual. Já a contracapa homenageia a praça central, com uma pintura do artista plástico Dayton Roger.

Outra contribuição que Dr. Alceu oferece ao leitor é a lista completa de todos os prefeitos e vereadores de Araçatuba, desde a sua fundação. Conta, também, a história da bandeira e do brasão da cidade.

Conforme o autor, não foi possível reunir todo o material que possui em um único livro. Por isso, a sua intenção é lançar um exemplar a cada ano, uma verdadeira coletânea de histórias sobre Araçatuba.

Serviço

  • Lançamento do livro “Memórias de Araçatuba”
  • Quando: Nesta quinta-feira, 10 de abril, às 19h30
  • Onde: Biblioteca Pública Municipal Dr. Rubens do Amaral (Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº
  • Entrada gratuita
  • *O livro estará sendo vendido a R$ 50,00 no local

Compartilhe