O município de Guararapes (SP) confirmou a primeira morte por dengue em 2025. Trata-se de um homem de 54 anos, que apresentou os primeiros sintomas no dia 20 de fevereiro, precisou ser hospitalizado em Araçatuba (SP) e acabou falecendo no dia 1º de março.
A morte estava em investigação pela Vigilância Epidemiológica do município, que aguardava resultado de exame da amostra colhida no paciente e encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.
Guararapes acumula 1.678 casos confirmados da doença, de janeiro até agora e, nesta semana, será realizada a nebulização de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti em dois bairros da cidade.
A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura. e tem a finalidade de diminuir a infestação do inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O trabalho será feito nesta terça, 15, quarta, 16, e quinta-feira, 17, sempre a partir das 18h, nos bairros Industrial e Santo Antônio.
A aplicação do inseticida à noite é mais eficiente para combater o mosquito, porque alcança o inseto em seu período habitual de deslocamento.
A Prefeitura recomenda aos moradores manterem portas, janelas, boxes de banheiros e cortinas abertas, cubram alimentos e água para consumo humano e animal e evitem deixar crianças ou cachorros seguindo a viatura.