O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araçatuba recebeu, nessa quarta-feira, 30, a certificação internacional Angels Award, na categoria diamante. A premiação foi concedida pela qualidade do atendimento, suporte técnico e agilidade no socorro de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) no município.
A placa foi entregue ao diretor técnico do Pronto-Socorro Municipal, Carlos Henrique Mori Frade Gomes; ao gerente assistencial e responsável técnico do SAMU, Almir Rogério Bessa da Silva; e ao supervisor de frota, Glauco Cesar Bizari. O ato foi realizado na sede do serviço na presença de funcionários e socorristas.
A diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Regina Holland, explicou que, para essa conquista, o Samu de Araçatuba foi monitorado por seis meses e avaliado em cinco critérios: tempo médio no local (em minutos) e percentual de pré-notificação para o hospital.
Consta ainda nos critérios o percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC, percentual de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados e percentual de doentes em que a hora conhecida em que eles foram vistos pela última vez é comunicada.
Programa
O Programa Angels é uma iniciativa internacional da farmacêutica Boehringer Ingelheim, que busca qualificar os centros de AVC já existentes e auxiliar na implementação de novos centros. No Brasil, mais de 150 hospitais fazem parte do programa, que conta também com mais de 2.800 hospitais em todo o mundo.
O objetivo do programa é capacitar os Samus, por meio de visitas in loco de um representante do Angels, visando padronizar a assistência e melhorar o protocolo local, reduzindo o tempo de resposta no atendimento ao AVC, possíveis sequelas e o tempo de internação.