Saúde de Araçatuba amplia vacinação contra gripe para toda a população

No próximo sábado, 10 de maio, município realiza o “Dia D” de vacinação; todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h.
Imagem Ilustrativa - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (SP) vai ampliar a imunização contra a influenza para toda a população, a partir de seis meses de idade. E, no próximo sábado, 10, realiza o “Dia D” de vacinação contra a gripe e outras doenças imunopreveníveis.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estarão abertas, das 8h às 17h, para a aplicação das doses. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto. Se possível, é importante levar a carteira de vacinação para registro da vacina recebida.

Além da gripe, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV, BCG, poliomielite, meningocócica, dengue, entre outras, respeitando a situação vacinal de cada pessoa.

“Toda a população que tiver interesse poderá tomar a vacina da gripe a partir de sábado. A medida visa ampliar o número de pessoas imunizadas para tentarmos conter a transmissão de doenças respiratórias”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.

Grupos prioritários

A vacina da gripe segue disponível para os grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses a seis anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) e pessoas com comorbidades.

Priscila ressalta que vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção e controle de formas graves da doença, internações e óbitos, especialmente durante o inverno. A vacina é trivalente, oferecendo proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e o vírus influenza B.

“A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a influenza, oferecendo imunidade no período de maior circulação dos vírus. Por isso, reforçamos a necessidade das pessoas pertencentes aos grupos prioritários tomarem a vacina, por serem mais vulneráveis a complicações da doença”, orientou.

Balanço

Desde o início da campanha, em 28 de março, foram aplicadas 16.917 doses contra a gripe, uma cobertura de apenas 19,32%. Já foram imunizados 10.627 idosos, ou seja, 26,27% deste público. Em seguida, aparecem as pessoas com comorbidades, com 3.044 doses (28,87%).

Apenas 1.391 trabalhadores da saúde (14,03%); 808 crianças (5,40%); 287 gestantes (19,38%); 265 professores (9,51%); e 23 puérperas (9,47%) foram vacinados, registrando as menores adesões. Nos demais grupos prioritários foram 472 doses aplicadas (6,56%).

Compartilhe