Mulher tem celular invadido após golpe no WhatsApp em Araçatuba

A vítima recebeu uma mensagem de um golpista que se passou por sua vizinha, solicitando ajuda para divulgar a venda de uma geladeira.
Foto: Mikhail Nilov
Compartilhe

Uma dona de casa de 66 anos teve seu aparelho celular invadido após ser vítima de um golpe aplicado por criminosos por meio dos aplicativos WhatsApp e Messenger, em Araçatuba (SP). A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia de Polícia da cidade na noite desta quarta-feira (21).

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima recebeu uma mensagem no aplicativo Messenger de uma pessoa que se passava por sua vizinha. Na conversa, o golpista solicitava autorização para divulgar a venda de uma geladeira, alegando que uma terceira pessoa entraria em contato para confirmar alguns dados.

Acreditando estar ajudando a vizinha, a dona de casa concordou. Pouco depois, ela recebeu uma ligação via WhatsApp, cujo número não foi anotado. Durante a ligação, o interlocutor confirmou seu nome e solicitou que ela clicasse nos números “78” e “53” que apareceram na tela do celular.

Ao seguir as orientações, a vítima percebeu imediatamente que perdeu o acesso ao aparelho e aos aplicativos instalados. Desesperada, buscou ajuda de outra vizinha e conseguiu, prontamente, bloquear suas contas bancárias e seus cartões.

Após o ocorrido, a mulher entrou em contato com a vizinha verdadeira, que informou também ter sido vítima de invasores, os quais estavam utilizando seu nome para aplicar golpes semelhantes.

Apesar do transtorno, até o momento, a vítima não constatou prejuízo financeiro. A Polícia Civil investiga o caso como crime de invasão de dispositivo informático, tipificado no Código Penal Brasileiro.

Compartilhe