Um aposentado de 68 anos escapou de um golpe bancário após o sistema de segurança do Banco do Brasil bloquear uma transferência PIX suspeita no valor de R$ 4.636,95. O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia de Araçatuba na última quinta-feira (22), como crime de estelionato.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima vinha sendo contactada por telefone há aproximadamente um mês por pessoas que se apresentavam como representantes de instituições financeiras. Os golpistas ofereciam serviços de portabilidade bancária e renegociação de juros, prometendo condições mais vantajosas de financiamento.
Durante as negociações, os criminosos solicitaram diversos documentos pessoais da vítima, incluindo fotos da Carteira Nacional de Habilitação, do Registro Geral e até mesmo imagens faciais do aposentado. Com essas informações, conseguiram induzir o idoso a contrair um empréstimo junto ao Banco BMG no valor de R$ 4.636,95.
Os estelionatários orientaram então que a vítima transferisse todo o valor obtido com o empréstimo para a conta de uma empresa, alegando ser parte do processo de portabilidade. No entanto, quando o aposentado tentou realizar a transferência via PIX, o sistema de segurança do Banco do Brasil bloqueou automaticamente a operação por suspeita de fraude.
O gerente da conta bancária da vítima explicou que se tratava realmente de um golpe e alertou que o aposentado ficaria em débito com o Banco BMG devido ao empréstimo já realizado. Com o esclarecimento, o idoso procurou a delegacia para registrar o caso. Além da tentativa de estelionato bancário, foi descoberto que os criminosos também tentaram usar os dados da vítima para financiar um veículo na cidade de São Paulo, mas sem sucesso.
O aposentado informou que, além do empréstimo indevido, não teve nenhum prejuízo financeiro direto. Com o registro do boletim de ocorrência em mãos, ele tentará reverter o financiamento junto ao Banco BMG. O caso segue sob investigação da Polícia Civil para identificar os responsáveis pelo golpe.