A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi detida nesta terça-feira, 29 de julho de 2025, em um apartamento em Roma, capital da Itália. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil, que já havia solicitado sua extradição após a parlamentar ser considerada foragida da Justiça brasileira.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão. O julgamento apontou crimes como falsidade ideológica e invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça, o que levou à emissão de ordem de prisão e perda dos direitos políticos.
Após a decisão do STF, Zambelli deixou o Brasil rumo à Itália, tratada oficialmente como foragida. A localização e identificação da ex-parlamentar em Roma contou com o apoio de autoridades italianas, inclusive do deputado Angelo Bonelli, que auxiliou na denúncia e ação policial.
Em publicação no X (antigo Twitter), Bonelli afirmou: “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”.
A defesa de Carla Zambelli ainda não se manifestou sobre a prisão e os próximos procedimentos. Agora, o processo de extradição será analisado pelo governo e Judiciário italianos, conforme previsto nos tratados internacionais de cooperação jurídica.