Vereador Damião Brito é denunciado por suposta rachadinha

Caso está na Corregedoria Parlamentar, que poderá arquivar ou levar o caso adiante, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Compartilhe

O vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade) foi denunciado por possível prática de rachadinha, prática ilegal de desvio de dinheiro público, na qual o servidor ou assessor devolve parte de seu salário a um político.

O caso está com o Corregedor Parlamentar da Câmara Municipal, vereador Luís Boatto (Solidariedade), a quem cabe promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no Legislativo, bem como representar ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Boatto vai analisar a denúncia e emitir um parecer, que pode ser pelo arquivamento ou ser levado adiante, com a representação ao Conselho de Ética, composto pelos vereadores Gilberto Batata Mantovani (PSD), Rodrigo Atayde (PRTB) e João Pedro Pugina (PL).

A informação chegou à Câmara por uma ex-assessora de Damião, que foi exonerada do cargo de assessora parlamentar, na semana passada. Ela não fez uma denúncia formal, mas relatou o caso, via WhatsApp, a uma funcionária do Departamento de Recursos Humanos.

Esta, por sua vez, encaminhou ao seu chefe imediato, que levou ao conhecimento da presidente da Casa, vereadora Edna Flor (Podemos).

A presidente do Legislativo passou o caso para o Corregedor Parlamentar, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara.

A reportagem tentou falar com o vereador Damião Brito, que não atendeu às ligações. O parlamentar, assim como a Câmara Municipal, devem se manifestar publicamente nas próximas horas.

Compartilhe