Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM), no Bairro Casa Nova, por crime ambiental, ao ferir uma maritaca com uma espingarda de chumbinho. O caso aconteceu na manhã deste domingo (2), no bairro Casa Nova.
De acordo com o registro da corporação, o chamado foi feito por meio do Centro de Operações e Proteção (COP), após informação repassada pela Secretaria Municipal de Segurança. A equipe se deslocou até a Rua Manoel Guimarães Dias, onde encontrou a solicitante com uma maritaca ferida dentro de um balde.
Tiro na asa
O animal teria sido atingido na asa. No local, o suspeito, morador do imóvel, inicialmente negou a autoria dos disparos. No entanto, diante das evidências — penas encontradas em frente à residência —, acabou confessando o ato, alegando que as aves estariam se alimentando de frutas de seu quintal.
O homem entregou voluntariamente a espingarda de chumbinho e uma caixa de projéteis, acompanhando os agentes até o plantão policial, onde o caso foi registrado.
A ave foi entregue à Polícia Ambiental para os devidos cuidados e encaminhamentos. O caso foi registrado como crime contra o meio ambiente, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98, que trata de maus-tratos a animais.