Vereador de Araçatuba diz ter sido ameaçado após criticar Lula e o governo federal

Pugina usou a tribuna da Câmara de Araçatuba e depois teria sido ameaçado por meio de áudios de WhatsApp que circularam em grupos de política.
O vereador João Pedro Pugina é do Partido Liberal - Foto: Angelo Cardoso/Câmara de Araçatuba
Compartilhe

O vereador João Pedro Pugina (PL), de Araçatuba (SP), usou as suas redes sociais para comunicar que foi ameaçado após discursar na Tribuna Livre da Câmara, na 3ª sessão ordinária do ano, e criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu governo. Na ocasião, usou os termos “canalha”, “governo da mentira” e finalizou dizendo: “Ou paramos o Lula ou o Lula vai parar o Brasil”.

Ameaça por áudios

Em conversa com esta colunista, Pugina disse que as ameaças ocorreram por meio de, ao menos, cinco áudios que circularam em grupos de política do WhatsApp. O vereador ainda não decidiu se vai registrar boletim de ocorrência para posterior investigação por crime de ameaça na Polícia Civil, pois está em viagem. Mas disse que vai discutir o assunto com seus advogados antes de tomar qualquer decisão.

Ameaça por áudios 2

Pugina diz não saber quem é o autor das ameaças. “Mas foi bem direcionado, ele citou meu nome e disse que, se estivesse na sessão de segunda-feira, ninguém o seguraria, que a pancadaria iria comer”, contou o vereador, que é bolsonarista declarado e, inclusive, criticou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta semana.

Mudanças na Câmara

A presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, vereador Edna Flor (Podemos), fez algumas mudanças na gestão do Legislativo araçatubense. O servidor Édison Eduardo Gomes, que estava na Ouvidoria da Casa, volta a assumir o cargo de secretário-diretor geral. Ele já havia ocupado a função na primeira gestão de Edna como presidente, no biênio 2009-2010, e também na de Cristina Munhoz (União Brasil), 2023-2024.

Mudanças na Câmara 2

Com a volta de Gomes ao cargo, o também servidor Wladimir Batista Neto, que até então estava como secretário-diretor geral, agora volta à função de diretor administrativo, também de confiança.

Mudanças na Câmara 3

A principal surpresa, no entanto, foi a ida de Valdemir Saraiva da Silva para a Ouvidoria Legislativa da Câmara. Silva, que é mais conhecido como Sandoval, é visto como uma enciclopédia ambulante quando o assunto é a legislação municipal de Araçatuba. Conhece leis e fatos da cidade de cor e salteado, sem precisar recorrer a notas, livros ou outra fonte de informação. Sabe de memória mesmo.

Mudanças na Câmara 4

Sandoval, que é aposentado da Prefeitura, exerceu, até recentemente, a função de assessor de apoio, controle e elaboração dos atos oficiais, mas foi exonerado quando o prefeito Lucas Zanatta (PL) assumiu. A expectativa é de que a “enciclopédia humana” colabore com a presidência da Casa, principalmente quando houver necessidade de sanar dúvidas quanto à legislação e constitucionalidade de projetos, colaborando, assim, com a Procuradoria Legislativa da Câmara.

Compartilhe