O engenheiro civil Max Raphael Pereira dos Santos, 33 anos, está coletando assinaturas, em um abaixo-assinado on-line, para que a Prefeitura de Araçatuba (SP) instale um semáforo no cruzamento da avenida Dois de Dezembro com a rua Celestino dos Santos Esgalha, entre os bairros Vila Alba e Jardim Aeroporto.
A motivação, segundo o engenheiro, que mora nas proximidades, é o grande número de acidentes naquele local. Ele conta que contabilizou pelo menos 12 desde o início de 2025 até agora, a maioria motivada por alta velocidade e falta de atenção no cruzamento.
O abaixo-assinado foi aberto nessa quinta-feira, 10, e tem, até o momento, 114 assinaturas. A meta é coletar 300 até o final deste mês. Depois, o documento será encaminhado ao Ministério Público.
Antes de tomar esta iniciativa, o engenheiro conta que solicitou à Prefeitura, por meio do Araçatuba Digital, a instalação do semáforo naquele cruzamento. Mas todas as suas solicitações foram negadas.
Nos documentos oficiais do município, em resposta às reivindicações de Santos, a justificativa para a negativa é que a via passará a ter congestionamentos, caso o dispositivo de controle de tráfego seja instalado.
“Há outras vias com semáforo e congestionamento. É o caso da avenida José Ferreira Batista, próximo a um posto, da Pompeu de Toledo e da Waldir Felizola de Moraes, nas proximidades de dois colégios. Qual o problema de colocar um semáforo na Dois de Dezembro?”, questiona.
O engenheiro argumenta, ainda, que mais um condomínio residencial acaba de ser instalado naquela região, com pelo menos 130 moradores, o que irá aumentar o fluxo no local.
O abaixo-assinado por ser conferido por meio do link: https://www.change.org/p/sem%C3%A1foro-av-2-de-dezembro-x-celestino-santos-esgalha?recruiter=528872966&recruited_by_id=2a2b1420-058e-11e6-9ea5-fdd50bf535a3&utm_source=share_petition&utm_campaign=psf_combo_share_initial&utm_medium=native