Prejuízos causados por obras nas marginais são tema de requerimento em Araçatuba

Arlindo Araújo (Solidariedade) cobra esclarecimentos ao Executivo sobre que tipo de medida a administração pode tomar para reavaliar estas obras.
Compartilhe

Os vereadores de Araçatuba aprovaram nove requerimentos de informações oficiais durante a 15ª sessão ordinária do ano, realizada ontem (12/5). Os pedidos foram aceitos em globo no Grande Expediente.

Uma das solicitações, de autoria do vereador Arlindo Araújo (Solidariedade), cobra esclarecimentos ao Executivo sobre que tipo de medida a administração pode tomar para reavaliar as obras das marginais da rodovia Marechal Rondon, evitando prejuízos aos empresários e riscos de acidentes para condutores de veículos.

O vereador Hideto Honda (PSD) requereu informações da Prefeitura sobre a manutenção e instalação de placas de sinalização viária e de identificação de logradouros públicos.

Na solicitação, o parlamentar quer saber se existe um levantamento atualizado sobre as placas de sinalização e de nomes de ruas em estado precário, danificadas, obstruídas por vegetação ou ausentes na cidade.

O documento também questiona se há um cronograma para a manutenção, substituição e instalação das placas e que medidas estão sendo adotadas para permitir a visibilidade e a conservação das placas existentes.

Atenção domiciliar

O vereador João Pedro Pugina (PL) apresentou requerimento de informações sobre a estrutura, funcionamento, recursos e profissionais envolvidos na atenção domiciliar e cuidados paliativos no município.

Entre os questionamentos, o parlamentar pergunta se a rede de atenção à saúde do município contempla serviços estruturados para cuidados domiciliares e se há infraestrutura disponível para a realização de monitoramento e acompanhamento de pacientes em ambiente domiciliar.

Repasses do Fundeb

O vereador Denilson Pichitelli (Republicanos) assina três pedidos de informações aceitos. Em um deles, o parlamentar questiona os repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e da arrecadação dos 25% da educação em 2024 e nos quatro primeiros meses de 2025.

Em outra solicitação, o vereador Denilson Pichitelli pergunta ao Executivo se estão sendo realizados cursos de primeiros socorros e de brigada de incêndio para os profissionais de educação nas escolas da rede municipal de ensino.

O parlamentar também requereu informações sobre os demonstrativos de pagamentos e salários dos servidores inativos (aposentados).

Suspensão do Transporte Escolar

De autoria do vereador Luís Boatto (Solidariedade), duas solicitações foram aprovadas. Uma delas questionou a suspensão do transporte escolar destinado aos alunos da zona rural do município e o prazo para a retomada do serviço.

A outra solicitação teve como alvo a folha de pagamento dos servidores municipais. O parlamentar requereu a relação completa de todos os cargos em comissão existentes atualmente, o valor bruto total gasto de folha de pagamento mês a mês desde janeiro de 2025, a relação nominal de todos os aposentados e pensionistas, o saldo disponível no caixa do Fundo de Complementação e as cópias de comprovantes de pagamento e relatórios de repasses do INSS.

A vereadora Sol do Autismo (PL) assina pedido de informações oficiais sobre a avaliação com equipes multidisciplinares para a disponibilização de cuidadores/professores de apoio a alunos que necessitam de acompanhamento especializado.

Todas as solicitações foram encaminhadas ao Executivo, que dispõe de 15 dias para responder.

Compartilhe