Santa Casa de Araçatuba atinge lotação extrema; situação é alarmante

Hospital não tem condições de receber mais pacientes.
Compartilhe

A Santa Casa de Araçatuba atingiu, nesta quinta-feira, 23 de janeiro, lotação extrema de pacientes, acima de toda a capacidade estrutural e de recursos humanos para a assistência de pacientes. Alguns setores, como o Pronto-Socorro e as Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) registram situações alarmantes.

Foto: Santa Casa de Araçatuba/Divulgação

A situação foi comunicada por meio de nota assinada pelo Corpo Diretivo da Santa Casa de Araçatuba ( Direção Clínica, Direção Técnica, Diretoria Administrativa e Superintendência Administrativa) e direcionada às autoridades e população dos 40 municípios referenciados para atendimentos de alta complexidade.

Segundo o hospital todas as unidades de acolhimento e internação de pacientes ultrapassaram a capacidade de atendimentos em casos de Urgência e Emergência e internações em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva.

O Pronto-Socorro e as UTIS registram situações alarmantes. Na Unidade de Urgência e Emergência, que atende somente pacientes encaminhados pelos prontos-socorros municipais, por exemplo, de um total de 40 pontos de atendimento, registrava às 10h50 desta quinta-feira, 37 pacientes internados e 33 pacientes em atendimento, totalizando 70 pacientes.

A situação crítica será comunicada oficialmente nesta quinta-feira à direção técnica do Departamento Regional de Saúde (DRS II), Ministério Público, Administração Municipal de Araçatuba e Secretaria Municipal de Saúde.

Contingenciamento

No oficio, o Corpo Diretivo da Santa Casa de Araçatuba solicita apoio para ações de contingenciamento necessárias ao atendimento da demanda, que entrará neste momento à condição de, reprimida.

Ao mesmo tempo, solicita ação urgente para direcionamento de pacientes com indicação para atendimento em UTI, às unidades hospitalares da região. Os 60 leitos de UTI Adulto, Neonatal e Neonatal e Pediátrica registram 100% de ocupação.

A diretoria do hospital destaca que já está em tratativas com a direção técnica do DRS, que se mostrou sensível ao problema e acatando necessidades pontuais apresentadas pela instituição.

O DRS agendou para a próxima segunda-feira (27) reunião para alinhamento das questões visando a garantia de atendimento aos pacientes.

Compartilhe