O Festara (Festival de Teatro de Araçatuba) apresenta duas montagens, nesta qurata-feira (16), que levam à reflexão do público. O evento, que começou no dia 11 de outubro, segue até o próximo domingo (20), totalizando mais de 50 atrações, entre dança, teatro, contação de histórias e música.
O primeiro espetáculo desta quarta-feirá é “Quem quer Viver Para Sempre?”, da Cia. Reticências, que usa o tema da “imortalidade” como pano de fundo para contar a difícil relação entre os dois personagens. A apresentação está marcada para as 19h30, no CEU das Artes, localizado no Residencial Jardim Atlântico.
Inspirado no filme “O curioso caso de Benjamin Button”, a peça narra a trajetória de um “velho” que vai rejuvenescendo com o passar dos anos em contraponto com sua parceira, que envelhece.
A obra de ficção que leva o espectador a refletir sobre suas atitudes perante a sociedade e se encerra deixando o questionamento: “Quem quer viver para sempre?”
“Ípsilon”
O outro espetáculo da noite é “Ípsilon”, que será apresentado no CTA (Centro de Tradições Afro-Brasileiras de Araçatuba), às 20h.
Inspirado na trágica morte de seu pai, José do Nascimento, o dramaturgo e diretor Guylherme Almeida transforma luto em arte, abordando a resistência do povo negro.
A peça, embora tenha uma parte documental, é também uma ficção, que conta a história de Carolyna (com “ípsilon”), uma astronauta bem-sucedida que retorna à sua cidade natal em uma missão de trabalho.
Chegando lá, descobre que o município onde nasceu foi reduzido a um aterro sanitário de pneus.
Programação completa
A programação completa pode ser conferida no Instagram @festarafestival e também na página do festival no Facebook.
O evento é organizado pela Associata, em parceria com o Sesc Birigui, Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura e Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do governo do Estado.