Quem passar pelo Terminal Rodoviário Urbano Nelson Reis Alves, em Araçatuba (SP), nesta quinta-feira (17), para pegar o ônibus, vai vivenciar uma experiência diferente. O espaço será o palco da peça “Os Minutos que se vão com o Tempo, da Zózima Trupe, nesta quinta-feira (17), às 18h, dentro da programação do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba).
E não é por acaso que o terminal é o palco para o espetáculo. Um dos motivos é que criação partiu dos relatos de vida de passageiros do transporte público; da obra “Odisseia”, de Homero; e da experiência dos artistas pesquisadores que percorreram a pé o percurso de 33 km, de uma linha de ônibus da capital paulista, durante 12 horas.
A peça aborda a questão da preciosidade do tempo e se propõe a acompanhar os passageiros em seus variados destinos, seja de trajetos afetivos ou geográficos.
“Erupção”
Outro espetáculo do Festara desta quinta-feira é “Erupção – O Levante Ainda não Terminou”, da Coletiva Ocupação. A apresentação será às 20h, na Associação Afro-Brasileira de Araçatuba (avenida João Arruda Brasil, s/nº, Dona Amélia).
A montagem une teatro, dança e performance, em uma cena de Festa e Guerra, levando ao questionamento: O que é o fim de mundo para mundos que já terminaram há muito tempo?
No palco, 16 performers se transfiguram ao longo da peça em seres de diferentes cosmologias, modificam o seu corpo para se transmutar para outros mundos.
Programação completa
A programação completa pode ser conferida no Instagram @festarafestival e também na página do festival no Facebook. Todas as atrações são gratuitas.
O evento é organizado pela Associata, em parceria com o Sesc Birigui, Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura e Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do governo do Estado.