Museu Marechal Cândido Rondon recebe vistoria para iniciar obras em junho

Restauro foi estimado em R$ 2 milhões e tem previsão de conclusão até dezembro do ano que vem.
Compartilhe

O responsável pelo escritório Kruchin Arquitetura, Samuel Kruchin, fez uma vistoria inicial no imóvel da Casa do Engenheiro Chefe da antiga Vila Ferroviária, sede do Museu Marechal Candido Rondon, no centro de Araçatuba (SP).

A obra de restauro, prevista para ser realizada entre 9 de junho deste ano e 9 de dezembro de 2026, foi estimada em R$ 2 milhões, que serão viabilizados pelo Programa de Ação Cultural (Proac) e pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O empresário esteve acompanhado da secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, e equipes técnicas da empresa e da Secretaria de Cultura.

Samuel Kruchin conheceu a casa, o seu entorno e as estruturas de apoio da área a ser restaurada. Durante a vistoria fez algumas perguntas, pediu explicações e referências, além de realizar registro fotográfico.

“A Kruchin Arquitetura tem 40 anos de atuação, em arquitetura nova e em preservação do patrimônio arquitetônico. Trabalhar em Araçatuba tem a importância de rever a história de expansão da linha férrea, de entender o sentimento ligado à estética e manutenção deste imóvel emblemático. Um núcleo de identidade local, que também transfere sua importância a todo o restante da área”, declarou o empresário.

Cronograma do restauro

Segundo o cronograma estabelecido pelo escritório, o processo de restauro passará por diversas etapas, incluindo serviços preliminares, cobertura, alvenarias, esquadrias, pisos, instalações, pintura, restauração de elementos artísticos, acessibilidade e melhorias na área externa. O projeto também prevê ações de divulgação e difusão antes da finalização da obra.

A Casa do Engenheiro Chefe integra o patrimônio histórico de Araçatuba e, com a restauração, continuará abrigando o Museu Marechal Cândido Rondon. O andamento da obra seguirá acompanhamento técnico da equipe responsável.

Compartilhe